09 setembro, 2007

A alma imoral

Entrei em contato com o livro "A alma imoral", de Nilton Bonder no mês passado...
Ao contrário do que sempre se disse, a imoralidade do ser humano não está no corpo, que é apenas um instrumento condicionado a agir da maneira como melhor agrada... principalmente como agrada os outros, seguindo a moral da sociedade ou do grupo ao qual se sente pertencer.
Aquela chamada de 'pura alma' é justamente a porção onde está presente a imoralidade, aquela que quer fazer diferente, romper padrões, aquela que nos faz transcender! A alma imoral! Cabe a nós sabermos ouvir a alma! Trabalho árduo num mundo dito 'globalizaaado'!

Até que encontrei quase no final do livro - O CONCEITO DO PODER MARGINAL: "O que é impuro pode tornar-se mais puro do que aquilo que já é puro por natureza. O dia mais longo do ano não produz o efeito de esperança que a noite mais longa do ano pode produzir. Essa é a perspectiva do poder marginal: o menor, o mais fraco, o que mais experimentou os rigores da vida e da injustiça, este é, na verdade o super-homem."

No mesmo período conheci o som de Roberto Fonseca. Cubano como outro cubano qualquer transcende com sua magnífica música, junto do grande mestre Ibrahin Ferrer!

Abaixo seguem 2 vídeos sensacionais em períodos diferentes da vida do músico. Dá para refletir um bocado!

Buen viaje!



Em 1998



Recentemente




O site eu diria que é fabuloso! (Pena que eu nao sei Espanhol direito para vasculhar mais)

http://www.robertofonseca.com/

Um comentário:

Júlia Borges disse...

Seu blog faz parte de minha leitura semanal, senão diária (ainda que não atualizado...releio o lido).
Sensacional!


Beijos